Publicado:sexta-feira, 14 de março de 2014
Postado por paulostudio
Brasil profissionalizado contempla FLO e outros municípios
Em
parceria com o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Estado da
Educação e Cultura (Seduc) irá equipar os laboratórios de informática de
24 escolas piauienses, em 19 municípios.
Através
do Programa Brasil Profissionalizado, Centros de Ensino Profissional de
Parnaíba, Cocal, São João do Arraial, Pedro II, Piracuruca, São Miguel
do Tapuio, Campo Maior, Regeneração, Valença, Oeiras, Picos, Floriano,
Uruçuí, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Colônia do Gurguéia,
Corrente, Paulistana e Teresina serão contempladas, cada uma, com 21
computadores.
As
escolas receberão os computadores diretamente do Ministério da Educação
e, de acordo com Reinaldo Lopes, diretor da Unidade de Ensino Técnico e
Profissional (Uetep) da Seduc, a entrega deverá iniciar a partir da
próxima segunda-feira, dia 17 de março.
Programa Brasil Profissionalizado
O
programa Brasil Profissionalizado visa fortalecer as redes estaduais de
educação profissional e tecnológica. A iniciativa repassa recursos do
governo federal para que os estados invistam em suas escolas técnicas.
Criado em 2007, o programa possibilita a modernização e a expansão das
redes públicas de ensino médio integradas à educação profissional, uma
das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O objetivo é
integrar o conhecimento do ensino médio à prática.
Mais
de R$ 1,5 bilhão já foi conveniado pelo Ministério da Educação para
estimular a implementação de ensino médio integrado à educação
profissional nos estados. O dinheiro deve ser empregado em obras de
infraestrutura, desenvolvimento de gestão, práticas pedagógicas e
formação de professores. Até 2014, o programa conveniará recursos da
ordem de R$ 1,8 bi aos estados e municípios que ofertam educação
profissional no país.
O
Brasil Profissionalizado leva em consideração o desenvolvimento da
educação básica na rede local de ensino e faz uma projeção dos
resultados para a melhoria da aprendizagem. Um diagnóstico do ensino
médio contém a descrição dos trabalhos político-pedagógicos, orçamento
detalhado e cronograma das atividades. O incremento de matrículas e os
indicadores sociais da região, como analfabetismo, escolaridade,
desemprego, violência e criminalidade de jovens entre 18 e 29 anos
também são analisados.
fonte:seduc