Publicado:segunda-feira, 8 de julho de 2013
Postado por paulostudio

Municípios reivindicam incentivos fiscais e agilidade para região dos Cerrados

Foco foram as medidas de incentivo fiscais e repasse dos impostos arrecadados por parte da Sefaz.

No sábado (06/07)  o Grupo de 13 municípios da região sul do Piauí se reuniram na cidade de Canavieira que fica a 430 Km de Teresina. Eles reivindicaram incentivos fiscais e agilidade na execução das obras de infraestrutura na região dos cerrados.
Presentes no evento a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), através do secretário Silvano Alencar, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Banco do Brasil, a Associação Piauiense de Municípios (APPM), além de prefeitos e prefeitas dos municípios de Sebastião Leal, Manoel Emídio, Uruçuí, Bertolínia, Baixa Grande do Ribeiro, Landri Sales, Porto Alegre do Piauí, Antônio Almeida, Jerumenha, Guadalupe, Canavieira, Marcos Parente, Ribeiro Gonçalves e a recém integrada ao grupo, Colônia do Gurguéia.
Durante a reunião a ênfase foi para as medidas de incentivo fiscais e repasse dos impostos arrecadados por parte da Sefaz. O secretário de Fazenda recebeu solicitações e críticas dos municípios, tanto da pasta que lhe cabe como de outras áreas.
“Nosso grande dilema é a arrecadação nos municípios, não podemos mais esperar apenas os repasses federais como o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e outros, pois estes não acompanharam o crescimento das responsabilidades locais”, relata Agamenon Franco, prefeito de Ribeiro Gonçalves e presidente do G13.
O gestor solicitou ainda ajuda da Sefaz e de outros órgãos dos governos estadual e federal. “Precisamos de ajuda para modernizar a arrecadação e dinamizar o comércio da nossa região que é o celeiro agrícola do Piauí, mas que não vem obtendo resultados tributários condizentes com nossa realidade”, destaca.
Para Silvano Alencar, o grande problema está na falta de apoio do Governo Federal para obras estruturantes no Piauí. “Estamos construindo com recursos próprios do Estado a transcerrados e outras obras, mas o Governo do Piauí não pode sozinho alavancar o desenvolvimento de toda essa região, precisamos que o Governo Federal dê o mesmo tratamento que ele dá a estados como Bahia, Ceará e Pernambuco”, explicou o secretário.
Completaram a pauta discussões a II Conferência Nacional d Desenvolvimento, o Programa Nacional de Habitação Rural e a Copa G13 de Futebol Amador. Já a prefeita de Canavieira, Elvira Borges, vulgo Gadocha, se destacou pela receptividade no acolhimento dos visitantes, distribuindo produtos típicos da região provenientes da cana de açúcar.
O próximo encontro do Grupo será no dia 17 de agosto, em Porto Alegre do Piauí.

Fonte: Com informações do 180graus

 

0 comentários for "Municípios reivindicam incentivos fiscais e agilidade para região dos Cerrados"

Deixe Seu comentário