Publicado:segunda-feira, 25 de outubro de 2021
Postado por paulostudio

Municípios do Piauí estão sem vacinas antirrábica e contra a Covid-19, diz Cosems

 

A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí afirmou que a distribuição das doses de Covid-19 e antirrábica vai ser realizada na terça-feira (26).

Vacina contra Covid — Foto: Prefeitura de Boa Vista/Divulgação

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), Leopoldina Cipriano, informou nesta segunda-feira (25) que alguns municípios do Piauí estão sem doses de vacinas contra a Covid-19 e antirrábica. A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí afirmou que a distribuição das doses de Covid-19 e antirrábica vai ser realizada na terça-feira (26).

Leopoldina Cipriano informou que foi procurada nesta segunda-feira por alguns gestores, que informaram que estão sem doses de vacina contra a Covid-19. A quantidade de municípios sem vacina não foi informada.
“A verdade é que estamos em alguns municípios com falta de vacina para Covid-19, tanto a Butantan quanto a Astranzenca, que o governo precisa mandar deixar nas regionais de saúde para a gente poder pegar. [Falta] Também a vacina canina. Tudo por falta de logística de deslocar essa vacina da rede de frios até as regionais de saúde para que os municípios possam pegar”, afirmou.

Ela disse que a falta de vacinas atinge o Território da Serra da Capivara, que compreende municípios da região de São Raimundo Nonato, e o Território Rural Vale dos Rios Piauí e Itaueira, que compreende os municípios da região de Floriano.


“Alguns secretários da região da Serra da Capivara relataram ao Cosems que estão sem vacina para Covid-19 para poder distribuir na região. Já na região de Floriano, os secretários nunca iniciaram a vacinação antirrábica, também porque ela não chegou na regional de Floriano”, informou Leopoldina Cipriano.

 Foto: Divulgação/Sesapi

A Secretaria Estado da Saúde (Sesapi) informou que a distribuição da vacina antirrábica e das doses de Covid-19 vai ser realizada na terça-feira (26).

Sobre a falta de vacinas para Covid-19, a Sesapi informou que as vacinas estão sendo enviadas semanalmente para as regionais de saúde e que as doses recebidas na última sexta-feira (22), serão encaminhadas na terça-feira (26) para todo o estado.

Segundo a secretaria, quando as vacinas chegam ao Piauí elas são conferidas e separadas por município, e só então distribuídas para o interior. Destacou ainda que as doses são encaminhadas de acordo com o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde.

A Sesapi informou que serão enviadas para os 224 municípios piauienses 356.870 vacinas para primeiras e segundas doses, e também para a dose reforço. As vacinas são transportadas por via terrestre.

Do total, são 246.870 imunizantes da Pfizer/BioNTech, sendo 81.900, 80.730 para atender pessoas acima de 60 anos de idade e 84.240 para a segunda dose. Além de 110.000 vacinas AstraZeneca/Fiocruz para grupos prioritários de pessoas com comorbidades e com deficiência permanente que tomaram a primeira deste imunizante.


“Os lotes da vacina Covid-19 que chegam ao Piauí são recebidas no aeroporto pela equipe do Centro de Distribuição Logístico da Sesapi, que armazena os imunizantes em câmaras frias. Esse time é o responsável por realizar a contagem e separação das doses de acordo com estimativas populacionais definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 (PNO) e com base no quantitativo de doses disponibilizadas pelos laboratórios que fabricam os imunizantes a cada semana”, explicou a Sesapi.




fonte;G1piaui

0 comentários for "Municípios do Piauí estão sem vacinas antirrábica e contra a Covid-19, diz Cosems"

Deixe Seu comentário