Publicado:quarta-feira, 14 de maio de 2014
Postado por paulostudio
Twitter ajudará IBOPE a medir audiência de programas de TV
O rádio precisou se reinventar com a chegada da TV. Agora, é ela quem
precisa fazer o mesmo devido ao crescimento sem precedentes da internet.
E uma das novidades é uma parceria entre o IBOPE Media e o Twitter que
ajudará na medição de audiência de televisão com base nos comentários do
usuários pelo microblog.
De acordo com um comunicado oficial,
a ferramenta se chama IBOPE Twitter TV Ratings (ITTR) e estará
disponível no Brasil até o final de 2014 - Argentina e Colômbia também
vão receber a tecnologia até 2015. Será uma métrica padrão do alcance e
do engajamento dos telespectadores baseados em conversas sobre a TV
feitas no Twitter. A prática ajudará não apenas a entidade a medir com
mais precisão e alcance os índices de audiência das emissoras, mas
também apoiar estratégias de anunciantes e empresas de TV.
Segundo a instituição, a criação da ITTR vem após diversos estudos que constataram o impacto da internet
na televisão brasileira e mundial. Hoje, no Brasil, 54% dos internautas
assistem TV e usam a web ao mesmo tempo, sendo que 38% comentam sobre o
que estão assistindo. "O ITTR é a consequência natural do crescente
engajamento da audiência televisiva nas redes sociais e do desejo de
estabelecer um benchmark comum nesta área", diz Orlando Lopes, CEO do IBOPE Media.
A
implementação do novo sistema de medição será de responsabilidade do
IBOPE Media. O mecanismo vai operar como um modelo freemium, que oferece
funções mais básicas disponibilizadas gratuitamente para todos - como a
classificação do programa, por exemplo. Para usuários que quiserem mais
detalhes sobre análises e dados, serão ofertadas outras opções de
produtos pagos que ainda estão sendo analisadas.
"Como a
experiência de assistir TV continua evoluindo, as emissoras e
anunciantes têm cada vez mais nos solicitado um referencial comum para
medir o engajamento de sua programação na América Latina. Esse acordo
entre o IBOPE Media e o Twitter se destina a responder a essa demanda na
região", afirma Guilherme Ribenboim, diretor geral do Twitter Brasil.
"O
IBOPE Media é uma empresa que investe continuamente em tecnologia e
está sempre seguindo as tendências das mídias e as novas formas de
consumo. Essa parceria atesta o nosso pioneirismo e inovação constante
em soluções de medição de audiência televisiva na região, com mais
tecnologia e estratégia", complementa Lopes.
fonte:canaltech