Publicado:sexta-feira, 25 de outubro de 2013
Postado por paulostudio

Ministério da Educação prepara esquema de segurança especial para o Enem

São mais de 15,7 milhões de provas lacradas em malotes com GPS.

O Ministério da Educação está nos retoques finais de seu esquema de segurança especial montado para a logística das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Desde quarta-feira (23), as Forças Armadas trabalham no transporte de mais de 15,7 milhões de provas que estão lacradas em 63 mil malotes com GPS.
De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a operação de transporte, armazenamento e guarda das provas dos mais de 7,8 milhões de candidatos inscritos é maior que o esquema de segurança de 2012. Naquele ano, foram 12,7 milhões de provas em 1.615 municípios, 15.076 locais de prova, 48.341 malotes, 9.788 rotas de distribuição e 305 mil quilômetros percorridos.
Para 2013, estão envolvidas na aplicação da prova mais de 600 mil pessoas, dentre coordenadores estaduais, municipais e de locais de aplicação, chefes de sala, fiscais e apoio.
Em termos de logística, ao todo são 1.661 municípios, 16.335 locais de prova e 326 mil quilômetros percorridos na distribuição e aplicação do Enem.
O instituto explica ainda que os malotes saíram de 67 diferentes galpões do Exército em cada Estado. Ao todo, são mais de 1.500 toneladas de prova.
— O transporte dos galpões até os pontos de distribuição pelo Exército para os municípios também é acompanhado pela Polícia Rodoviária Federal e tem o apoio das secretarias de Segurança Pública dos Estados.
Ao todo, o esquema de segurança envolve mais de 23 mil pessoas entre funcionários do Exército, autoridades policiais e das secretarias de Segurança Pública. Para o dia da aplicação da prova estão previstos 12 mil trabalhadores em serviço. São checados mais de 3,6 mil itens de segurança, segundo o Inep.
A previsão é de que a desmobilização da Marinha, da Força Terrestre e da FAB (Força Aérea Brasileira) acabe na quinta-feira (31).

Fonte: Com informações do R7

0 comentários for "Ministério da Educação prepara esquema de segurança especial para o Enem"

Deixe Seu comentário