Publicado:sexta-feira, 4 de outubro de 2013
Postado por paulostudio
Dicas para pequenas empresas ganharem dinheiro na internet
Os requisitos de um negócio tradicional, aliados às formulas para garantir boa visibilidade na rede são responsáveis pelo sucesso dos empreendedores.
Colocar o site da empresa
no “mapa”, divulgação, engajamento de público e rentabilidade na
internet. Os requisitos de um negócio tradicional, aliados às formulas
para garantir boa visibilidade na rede são responsáveis pelo sucesso dos
empreendedores na atualidade, de acordo com o Google e o Sebrae.
Para facilitar
o acesso ao mercado dos cerca de 40% dos brasileiros que querer abrir o
próprio negócio, Google e Sebrae aliaram esforços e criaram o “Conecte
seu negócio”, projeto com dois anos de atuação que já atendeu a cerca de
60 mil pequenos empreendedores, que passaram a usar a rede para
alavancar seu empreendimento. Confira dicas para pequenas e médias
empresas ganharem dinheiro na internet:
Crie o site
Passadas as etapas tradicionais, o próximo passo é
efetivamente criar o site, a porta de entrada do consumidor na sua
empresa. Segundo informações do Google, cerca de 70% das pessoas buscam
por um produto ou serviço na internet antes de efetivamente comprá-lo,
ou seja, esse é um cliente em potencial. “A criação do website gratuito é
o primeiro passo. A partir do momento que você cria um site, coloque o
formulário para o cliente entrar em contato e você já começa a chegar ao
cliente”, diz Giovanna De Marchi, gerente do Google para o projeto Conecte Seu Negócio.
Coloque seu site “no mapa”
“O usuário quando procura uma localização quer saber o que
tem ali por perto. Essa etapa é importante para quem quer expandir o
seu negócio local. Estar no mapa hoje em dia é fundamental para você ser encontrado por um usuário que procura esse serviço“, completa Giovanna.
Mostre que seu site existe
Os links patrocinados ajudam a marca a aparecer em um local de
mais destaque nos buscadores na internet, o que pode trazer mais
clientes para a página virtual. “O comportamento do usuário está pautado
na busca. Normalmente, as pessoas procuram por termos genéricos, não
exatamente pelo nome da empresa”, diz a gerente. Segundo ela, os
anúncios funcionam como um ônibus e levam as pessoas para a sua loja
virtual, o que pode garantir uma receita maior para a empresa.
A atividade de "puxar" um website para cima na lista de
resultados, sem pagar por um anúncio, é chamada de SEO (Search Engine
Optimization, "otimização para buscadores", em português), e é um
serviço oferecido por empresas especializadas. Esse serviço também pode
ser utilizado pelos empresários que querem garantir um resultado mais
expressivo nas buscas.
Analise o comportamento do usuário no seu site
“É fundamental ter contato com uma ferramenta de análise para
saber o comportamento dos usuários que interagem com seu site. É com ela
que você vai saber quantas pessoas entraram em sua página e saíram sem
interagir. É muito fácil perder clientes se o funil de compras for muito
longo ou se você pedir informações que o cliente não tem e a análise
pode apontar isso”, diz Giovanna. A partir da análise dos dados do
comportamento do usuário o empresário poderá fazer alterações no seu
site para diminuir a taxa de rejeição – o número de pessoas que
visitaram o seu empreendimento virtual e não fizeram negócio.
Amplie o conteúdo do seu site
Se você tem uma loja virtual de roupas e coloca no site fotos dos
produtos, em algumas situações seria interessante colocar um vídeo
falando de combinações. Usar mais de uma ferramenta pode ser uma maneira
de ampliar o conteúdo e consequentemente trazer mais clientes para o
site. “É bacana que o empreendedor entenda que pode usar um vídeo para
mostrar seu produto e que pode agregar outras soluções ao seu produto”,
diz a gerente.
“Cruze” ferramentas de buscas
Quem opta por um anúncio “cruzado”, ou seja, o direcionamento do
anúncio feito no Google direto para um vídeo promocional do YouTube, vai
pagar menos por anúncio e pode conseguir uma visualização melhor do seu
produto ou serviço, segundo Giovanna. “Essa é uma forma de retorno bem
produtivo”, completa.
Utilize o espaço no seu site para ganhar dinheiro
Abrir o espaço para propaganda de outro produto ou serviço no seu
site tem duas vantagens: você ganha uma renda decorrente do anúncio e
também potencializa a sua busca. “Você é uma empresa e abre espaço para
que anúncios relacionados ao seu site, e quanto mais relevante o assunto
(do anúncio), toda vez que as pessoas clicam você também recebe”, diz
Giovana.
Fonte: Terra