Publicado:segunda-feira, 16 de setembro de 2013
Postado por paulostudio

Médico formado no exterior ainda não sabe onde irá atuar no Piauí

Profissional escolheu a cidade de Bocaína, que cancelou adesão ao programa.
Miguel Dionizio da Silva é natural de Fronteiras (PI) e formou-se na Espanha.

O único médico formado do exterior escolhido para atuar no Piauí ainda não tem cidade definida. O profissional Miguel Dionizio da Silva é piauiense com diploma da Espanha e escolheu o município de Bocaína, região Sul do estado, onde a prefeitura desistiu de aderir a primeira etapa do Programa Mais Médicos.
Segundo Miguel Dionizio, o Ministério da Saúde informou que a decisão sairá até o fim da Oficina de Acolhimento dos Médicos Intercambistas, realizada durante esta semana na Associação Piauiense de Municípios, em Teresina. "Fiquei sabendo da desistência do município antes de vir para o Piauí. Aguardo uma posição do Ministério, mas estou muito feliz de poder voltar para o meu estado depois de 17 anos", destacou.
Foto: Catarina Costa/G1
Para a prefeitura de Bocaína, os altos custos com o médico ocasionou a desistência. De acordo com o programa, o município ficaria responsável por custear moradia e alimentação para o profissional, que receberia ainda uma bolsa de R$ 10 mil do governo federal.
Miguel Dionizio é natural de Fronteiras e formou-se na Universidade de Cadiz, considerada uma das melhores instituições da Europa. Especialista em clínica geral, o médico relata ter vasta experiência na área com atuações na Medicina da Família na Espanha e em centros de saúde de Portugal.

"Penso que exercer Medicina é ajudar as pessoas, especialmente de cidades carentes, por isto decidi voltar para minha terra. Fui para Europa aprender a melhor saúde do mundo e agora pretendo adotá-la aqui no estado", declarou Miguel.
O médico chegou em Teresina por volta das 23h desse sábado (14), juntamente com os 16 profissionais cubanos. Eles irão trabalhar nas unidades de atenção básica de saúde das cidades de Acauã, Barras, Betânia do Piauí, Campinas do Piauí, Cocal, Morro Cabeça no Tempo, Pio IX, Esperantina e São Miguel do Tapuio.
 
fonte: com informações do G1piaui

0 comentários for "Médico formado no exterior ainda não sabe onde irá atuar no Piauí"

Deixe Seu comentário